No mês de janeiro falamos brevemente sobre o Home Office e o que deveríamos refletir sobre isso, principalmente no que se tratava de privacidade de dados.
Bem, às vezes a realidade nos pega tão de surpresa que não possível se preparar. Foi o que aconteceu com o efeito coronavirus, que em muitas empresas eles mandaram os seus funcionários trabalhar de casa. Com certeza essa foi a melhor decisão a ser tomada, afinal primeiro vamos proteger a vida das pessoas. Só que como foi feito tão de-repente muitas empresas fizeram o que dava para fazer. Usaram soluções não testadas, utilizaram-se de equipamentos pessoais dos próprios funcionários, compraram/alugaram máquinas e as entregaram diretamente sem nenhuma pré-configuração porque simplesmente não tinham tempo para isto, além de outras soluções improvisadas. Eu acredito que muitos nem fizeram aquilo que chamamos de coisas básicas do post de janeiro. E garanto, segurança da informação e proteção de dados devem ter sido uma das últimas coisas que a maioria lembrou.
Só que agora é necessário, e com certa urgência, fazer o nosso dever de casa e aplicar as recomendações de segurança de dados. Afinal, agora que as vidas já estão protegidas, está na hora de proteger também os dados pessoais.